quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Viagem Cultural 2011 – Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina.

Um pouco da história, curiosidades e fotos de cada ponto visitado na XII Viagem Cultural.



PORTO ALEGRE
Fundação Iberê Camargo

A Fundação Iberê Camargo foi criada em 1995, com o objetivo de preservar e divulgar o acervo de obras de Iberê Camargo, promover o estudo e a circulação da obra do artista e estimular a interação do público com a arte, a cultura e a educação.

A sede da Fundação, inaugurada em 2008, foi projetada por Álvaro Siza, um dos arquitetos contemporâneos mais importantes do mundo. O projeto recebeu o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (2002) e é mérito especial da Trienal de Design de Milão. No Brasil, Siza foi agraciado com a Medalha de Ordem ao Mérito Cultural e com a RIBA Gold Medal, um dos prêmios mais prestigiosos da área.

O museu conta com nove salas de exposições, sendo o acesso principal composto por recepção, chapelaria, cafeteria, loja cultural. Um hall permite a visão aos demais andares.
Junto ao subsolo, a Fundação destaca um auditório com capacidade para 95 pessoas, assim como um centro de pesquisa com biblioteca, videoteca e hemeroteca, mantendo informações sobre o acervo e obras de Iberê.

A instituição realiza exposições, seminários, encontros com artistas e curadores, cursos e oficinas sobre a obra de Iberê Camargo e sobre questões ligadas à arte contemporânea, a fim de promover uma reflexão sistemática sobre o fazer artístico.






Fonte:
Joolye Borges;
Fundação Iberê Camargo;
Hagah.


Nenhum comentário:

Postar um comentário