terça-feira, 11 de outubro de 2011

Lasers têm atrapalhado pilotos em pousos em Londrina

Os chamados lasers, utilizados geralmente durante jogos de futebol, têm atrapalhado os pilotos que costumam pousar no Aeroporto Governador José Richa, em Londrina. Só neste ano, mais de 100 ocorrências do tipo já foram registradas pela Infraero. É uma brincadeira que parece inocente, mas que na verdade, é encarada como um risco enorme para acidentes aéreos.
Segundo a gerente de Navegação Aérea do aeroporto, Cláudia Venâncio, o laser refletido na cabine de comando pode ofuscar a visão do piloto durante o momento do pouso, quando a visão é indispensável. "Isso causa um clarão dentro da cabine. Nestes casos, o piloto precisa arremeter e adiar o pouso", explicou em entrevista à rádio CBN Londrina. A prática é crime previsto no artigo 261 do Código Penal, por atentado à segurança de transportes aéreos. Se flagrado, o responsável pode pegar de dois a cinco anos de prisão. Em caso de acidentes, a pena pode passar dos 20 anos. "O ato configura em crime contra a aviação civil. Ele pode causar um acidente grave e gerar a morte de inúmeras pessoas", alertou Cláudia Venâncio.
A Infraero já pediu ajuda para o Sindicato dos Condomínios de Londrina e à Polícia Militar. "Estamos passando todas as informações necessárias para a PM, mas até agora ninguém foi detido", disse a gerente de Navegação. (com informações da rádio CBN Londrina)


Fonte: Bonde News

Nenhum comentário:

Postar um comentário