sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Bernadelli - Distrito de Rondon Pr - 50, 60 e 70 Anos Dourados.

Ficou Muito conhecida na região nos anos 50, 60 e 70, durante esses anos a população de Santa Felicidade, Ouro Verde, Tapira, Guaporema, Rondon e Cidade Gaúcha (e muitas outras) quase que obrigatoriamente tinha como rota de passagem o povoado de Bernadelli, por anos essas pessoas que na época era na sua maioria camponesa e que compraram suas terras na região (sítios chácaras etc.) de várias colonizadoras fazia este trajeto em busca às vezes de recursos médicos, por hora iam aos bancos e cartórios de Cianorte, Japurá, Campo Morão e outras.


Assim tanto a população de Bernadelli como toda região guardam muitas lembranças em que o povoado além de seu grande potencial produtivo do café tinha na época também um comércio muito forte, era ponto de parada de ônibus e de muitos viajantes que circulavam nesta região. Hoje o povoado de Bernadelli é lembrado por muitos nos quatro cantos do Brasil.

Como todo povoado da época a miscigenação de raças, crenças e poder aquisitivo eram fortes e até hoje está na lembrança de alguns pioneiros. (fazenda catuaí, caturra, união, portugueses, japoneses, paulistas, evangélicos e católicos etc.)   (Veja o link http://www.youtube.com/watch?v=P80XolEcegA)



Fonte: Criscinevideo.com, Ticão, Manoel, Teófilo.

Um comentário:

  1. eu morava em são manoel do parana anos 80 ia jogar bola em bernadele,que saldade...

    ResponderExcluir