quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Capelinha - Fazenda Flôres proximo a Bernadeli...

Pertence ao Municipio de Rondon Pr.             

Aqui fica claro que capricho, dedicação e força de vontade não custa muito, da resultado e trás satisfação. Essa Capela é tão antiga como a nossa Capelinha e também a muito tempo esta isolada num ermo cercada por canaviais e poucas pessoas sabem que ela ainda existe.
Bem poucas pessoas mesmo, por que alguém que não sei quem é, e a trata como um filho, como um bem ou mesmo como parte sua, indispensável e inseparável, e graça a essa ou essas pessoas é que ela esta assim, firme e bem cuidada, sozinha, mais sempre aguardando sua inseparável companheira.
Estive ai há pouco tempo, quem passa por perto dificilmente vai vê-la,  pois esta cercada por uma pequena reserva florestal onde já foi à sede da Fazenda Flores, e hoje desativada somente ela resiste ao tempo. (fonte pessoas da região)
Esse local sinceramente mete medo a qualquer um, pois esta totalmente desabitado, os canaviais tomam conta de imensas áreas de terra que a cerca. Em todo o tempo que fiquei ali e arredores nenhuma pessoa foi vista, somente informações de que uma família mora como funcionários do sitio dos ZANI  a uma distancia razoável.

  Como as fotos mostram esta muito conservada em tudo, seja seu jardim, pintura e interior parece até receber toques de carinho.
Agora quem será que faz isto e por que? Pessoas que moraram nesta fazenda há anos atrás contam que eram muitas as casas na colônia e um numero muito grande de pessoas, praticamente um povoado que como todo o arredor desapareceu com o fim do ciclo cafeeiro.
Hoje esse local é propriedade dos Di Paula de Rondon, que com certeza também não mede esforços em preservar o local e se percebe que estão tendo êxito, e assim nós, e também os antigos moradores e frequentadores da Capela o terá por mais algumas décadas. (esta liocalizada no trevinho indo pra Bernadelli por Gaúcha, a direita em vez de seguir para o G. Aita e Tapiracuí, a uns 4 km do trevinho no sentido Rondon, me informaram que é a antiga fazenda Flores.)
 
   


 
 
 
Fonte: L. Malagolin e Eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário