terça-feira, 24 de dezembro de 2013

José Benedito Tibúrcio, exemplo pra muitos aos noventa e quatro anos.


Sai de casa aos 22 anos no Espirito Santo e vem pra Rolândia no Pr, se muda pra Nova Londrina, Tapira, Cidade Gaúcha e Alto Paraná. Três casamentos, 50 anos dedicado a Igreja, família numerosa, não usa óculos ainda e o futuro programado aos 94 anos de idade, Relato colhido desse pioneiro em maio de 2010.
José Benedito Tibúrcio
Na verdade conheci o Snr. José Tibúrcio em Tapira por volta de 1973 quando estudei com alguns dos seus filhos no Colégio São José e Campos Sales, mais pouco me lembro da época, período em que os jovens da minha idade iniciavam sua saga a cidade grande, São Paulo claro era o destino de todos. Assim convivi pouco com seus filhos e muito com o senhor Tibúrcio que por destino me mudei pra Gaúcha logo após o mesmo ter mudado também, e fomos morar bem perto um do outro a 50 metros aproximados, então se vemos e se falamos duas, três ou mais vezes na semana.

Seu Tibúrcio pela sua vivencia tinha muito pra contar. Em alguns velórios se cruzamos sempre após as três da madrugada onde as visitas eram pouquíssimas, contava causo e historias de época e todas verdadeiras e reais, pois da boca dele nos últimos 65 anos nada veio que não fosse aproveitado. Ele sempre foi uma referência em honestidade, voz mansa e compassada, ótima memória e nunca teve problema de visão, não sabe o que é usar um óculo.

Relata também que dos seus pais, irmãos, tios e tias que deixou no Estado do Espirito Santo quando saio aso 22 anos de idade nada mais resta a não ser ele, Snr. Tibúrcio retornou lá após 40 anos e somente sobrinho encontrou. Da sua família todos haviam falecidos. Aqui no fundão do noroeste do Paraná também só resta ele porque todos os seus filhos estão morando no estado de São Paulo. Em 2010 quando se falamos pela ultima vez ele descreveu parte da sua vida e disse que pretendia se mudar para Alto Paraná no Paraná onde parentes da sua atual esposa (baianinha) moram e também fica mais fácil pra os filhos o visitarem.

Nesses nossos encontros com ele gravamos alguma das passagens da sua trajetória onde o mesmo fala da família, dos casamentos, dos filhos, da Igreja e até de um desejo seu após a morte, daqui pra frente acredito que será muito difícil revermos e vale muito ouvir o que o mesmo declarou, não esquecendo que aqui em Cidade Gaúcha ele deixou rastros fortes que tão cedo não será esquecido, confira....

Nenhum comentário:

Postar um comentário