segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Mais um acidente no aterro trecho N. Olímpia a Maria Helena neste 28.10.2013.

Mais um acidente nesta tarde 28.10.13 no aterro de Nova Olímpia, desta vez sem vitima, já é o terceiro em poucos dias sendo um com vitima fatal.

Este ocorreu com a supervisora de vendas SILVANA da Cidade de Iporã Pr por volta das 16:15 minutos, ela fazia o trajeto de Nova Olímpia a cidade de Iporã e ao cruzar o aterro teve a visão dificultada pela poeira deixada pelos veículos a sua frente e em sentido contrario, isso fez com que ela não visse o limite da pista vindo a cair do aterro a quase 10 metros de altura.
Silvana
Seu carro um Renault Clio branco com placa de Guaíra Pr AWC-0284 sofreu somente pequenos danos e ela saio ilesa. Esse aterro já na sua terceira etapa ficou mais complicado atravessa-lo pelo fato de todos os veículos serem obrigados a fazerem uma pequena curva sobre o mesmo e com pouca visão devido sua altura, há poucos dias um caminhão carregado com melancias se perdeu matando o seu ajudante.
Outro fato observado no local é que usuários da rodovia que na sua maioria são da região e conhece bem o local, impacientes ou talvez por imprudência já cruzam o aterro não respeitando o limite de um veiculo por vez, ao encontrar com outro em cima do aterro o risco aumenta devido sua largura permitir apenas um veículo pequeno de cada vez.
 
A condutora levou sorte já que a altura é bastante relevante e em alguns pontos existem concretos que poderia ter causado danos maiores. O veículo será conduzido possivelmente amanhã à cidade de Umuarama já que o mesmo é assegurado segundo informou a Silvana sua condutora.



quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Acidente no aterro de Nova Olímpia, dessa vez sem vítimas...


Segundo relatou seu motorista o Sn. Ailson da Cidade de Altônia Pr, o mesmo conduzia o caminhão Mercedes Benz com placa CLJ-1459 um 1113 vermelho que pertence a empresa de produtos hortifrutigranjeiros, da cidade de Altônia pr. Por volta das 14:30hs os mesmo seguia da Cidade de Santa Izabel Pr para Altônia Pr, ao iniciar a descida próximo a o quebra mola o mesmo percebeu a falta dos freios do caminhão.
Adicionar legenda
Ailson conseguiu segurar o veiculo nas marchas não deixando o mesmo aumentar muito a velocidade e tentou cruzar o aterro já que não tinha outra saída, mesmo tentando cortar um pouco as curvas acabou por escorregar pelo barranco deitando a uma altura de quase 10 metros, o mesmo ficou de rodas para cima derrubando toda a carga, Ailson não se ferio ficando dentro da cabine. 



Nesse vídeo fica claro como são exigidos os freios de um veiculo carregado, segundo Thiago Furlan que tem experiência em transporte e condução de passageiros e cargas, para qualquer veiculo com uma certa idade de uso com carga total, corre risco nesta passagem já que os mesmo não dispõe de itens de segurança modernos como os caminhões novos de hoje.





Ailson informou que é apenas funcionário e transportava 500 caixas de abacaxi que ficaram mais de 50 % perdida. Ainda segundo ele a policia rodoviário de Cruzeiro do Oeste esteve no local orientando as providencias a serem tomadas.

  Ailson - condutor do caminhão.
 


Foi contratado uma equipe para fazer a remoção da carga para outro caminhão da mesma empresa e aguardam a retirada do caminhão até as 24:00hs.
 
 

 




Fonte: Ailson - Thiago Furlan - Cezar.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Capelinha - Fazenda Flôres proximo a Bernadeli...

Pertence ao Municipio de Rondon Pr.             

Aqui fica claro que capricho, dedicação e força de vontade não custa muito, da resultado e trás satisfação. Essa Capela é tão antiga como a nossa Capelinha e também a muito tempo esta isolada num ermo cercada por canaviais e poucas pessoas sabem que ela ainda existe.
Bem poucas pessoas mesmo, por que alguém que não sei quem é, e a trata como um filho, como um bem ou mesmo como parte sua, indispensável e inseparável, e graça a essa ou essas pessoas é que ela esta assim, firme e bem cuidada, sozinha, mais sempre aguardando sua inseparável companheira.
Estive ai há pouco tempo, quem passa por perto dificilmente vai vê-la,  pois esta cercada por uma pequena reserva florestal onde já foi à sede da Fazenda Flores, e hoje desativada somente ela resiste ao tempo. (fonte pessoas da região)
Esse local sinceramente mete medo a qualquer um, pois esta totalmente desabitado, os canaviais tomam conta de imensas áreas de terra que a cerca. Em todo o tempo que fiquei ali e arredores nenhuma pessoa foi vista, somente informações de que uma família mora como funcionários do sitio dos ZANI  a uma distancia razoável.

  Como as fotos mostram esta muito conservada em tudo, seja seu jardim, pintura e interior parece até receber toques de carinho.
Agora quem será que faz isto e por que? Pessoas que moraram nesta fazenda há anos atrás contam que eram muitas as casas na colônia e um numero muito grande de pessoas, praticamente um povoado que como todo o arredor desapareceu com o fim do ciclo cafeeiro.
Hoje esse local é propriedade dos Di Paula de Rondon, que com certeza também não mede esforços em preservar o local e se percebe que estão tendo êxito, e assim nós, e também os antigos moradores e frequentadores da Capela o terá por mais algumas décadas. (esta liocalizada no trevinho indo pra Bernadelli por Gaúcha, a direita em vez de seguir para o G. Aita e Tapiracuí, a uns 4 km do trevinho no sentido Rondon, me informaram que é a antiga fazenda Flores.)
 
   


 
 
 
Fonte: L. Malagolin e Eu.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Capelinha, ponto de peregrinação de Cidade Gaúcha... Dia 12 vem aí...

 Após algumas décadas em inatividade ou praticamente abandonada a Capelinha como é conhecida voltou a ter vida nova..... A Capelinha a qual estou falando foi construída na década de 50 com a finalidade de abrigar a sua santa protetora. Protetora de todo um povoado que nos anos 50 eram formados pelas colônias de trabalhadores rurais que se formavam especificamente para o plantio, trato e colheita do café.
Conhecida também como a Capelinha dos Tormenas. Surgiu de uma ideia muito brilhante quanto à escolha do local da sua construção, como todo o povoado estava ao lodo dos córregos e em local muito baixo a capelinha seria edificada bem ao pico de um morro pra que de lá pudesse ser facilmente vista e protegesse a todos. Ali moradores se reuniam semanalmente para rezas, terços, catequeses e demais atividades religiosas, também se faziam pedidos, preces e oração a Santa que resistiu por muitos anos.
Grupo que idealizou a restauração e sonhava em se tornar um ponto Tutístico
                                                       Fotos de 10 anos
Foi construída pela família Tormenas que eram na época formada por vários membros e grandes produtores de café, além de suas enormes colônias de trabalhadores havia em seus arredores muitos moradores dos pequenos sítios e era referência tanto pra festas, jogos e outros eventos. Também os eventos religiosos, que por um longo período uma ou mais vezes ao ano vinham padres de longe, como Paranavaí e outros cidades como convidados a rezarem missas a todo o povoado. Nessas missas se juntavam moradores de muitas outras fazendas que além de cultuarem a religião também vivenciavam um momento único de se conhecerem, trocarem conversas, fazerem seus pedidos já que o trabalho era muito intenso em face da grande valorização do café e uma cidade que nada tinha a oferecer como lazer as pessoas.
Fotos após restauração.
Com o declínio da cafeicultura em toda a região e consequentemente a fuga da maioria das pessoas para a cidade, o povoado praticamente acabou já que os cafezais foram ocupados por grandes pastagens com quase nenhuma mão de obra braçal, hoje não mais que meia dúzia de pessoas reside por aqui o que contribuiu para que a Capelinha ficasse abandonada por todos esses anos. Após algumas décadas, motivados, um grupo de pessoas se reúnem em prol da sua revitalização e conseguiram... Esse grupo formado por membros da família Tormena, Secretária de Cultura, Prefeitura Municipal, vereadores, voluntários, ex-carpinteiros e religiosos, visitam o local e levantam o grande estado de depreciação que a mesma se encontrava. E com toda essa parceria a Capelinha foi reformada, pintada, criaram acesso às pessoas e no dia de Nossa Senhora Aparecida toda a comunidade religiosa volta novamente até lá como ponto de cultuar a fé, após uma longa caminhada peregrinando até o local, com cânticos, terços, muita vibração e fé.
                                                  Confira neste Link todo o trajeto...
                                 https://www.youtube.com/watch?v=QoZb5pZqcfI
  Fotos de hoje                              Fotos interna de 10 anos            Fotos de hoje
Porem muito pouco do que foi feito em termos de empreendedorismo, reconstrução, avivamento, a criação do tão falado ponto turístico aberto ao povo para visitação não foi à frente, tudo praticamente volta à estaca zero, não passando de um “mero” retorno anual ao local, sempre na mesma data que nem sempre é possível devido a outros fatores. Assim o local “Capelinha” e sua protetora tenta resistir a mais alguma décadas a espera de visitas de cristões fieis, católicos, evangélicos e até mesmo vândalos. 
                                                          Foto de hoje
Como nos últimos anos esse (2013) não será diferente verificamos em loco que a mesma pede socorro, seu estado de abandono é critico e pra mantê-la em pé por mais algum tempo a muito que se fazer em termos de manutenção, apesar de serem utilizadas as melhores madeiras da época e que ainda resistem, seu alicerce já demonstra fadiga sendo seu aliado a mata terciária que de certa forma o a protege reduzindo a força do vento.
No local não encontramos nenhuma pessoa, somente vestígios de animais e possivelmente de pessoas em passagem rápida, porem tivemos a informação que a mesma será reparada para receber os peregrinos novamente nesse12 de outubro.
                                                     Subindo o morro
 
 
 

Fonte: Mancílio e Eu....