quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cidade Gaúcha – Sem-Terra - Acampamento Ipiranga

Acampamento Sem-Terra Ipiranga - Video.

Os sem terras do acampamento Ipiranga/Mast em Cidade Gaúcha completarão este ano 10 anos de acampados. São 10 anos de luta pela terra. Das 400 famílias de acampados do início, hoje não mais que 40 ainda persistem com o mesmo pensamento, que é conseguir terra para abrigar suas famílias, tirar seu sustento e garantir um futuro menos sofrido.
A reforma agrária pregada há décadas por governos e fixadas em leis até hoje não é realidade aos nossos acampados. Muito se fala e se discute, organizações mostram números e nada sai do papel.  A burocracia, os grandes latifúndios, governos e parte da sociedade declaradamente contra a distribuição de terra colaboram para que a coisa não “ande”, terra ilegal, improdutiva e devoluta se encontra aos quatro cantos do país, e isso alimenta o sonho do sem terra de conseguir a terra, suas armas é a esperança que um dia um governo legitimamente eleito por “eleitores” e com cara, sangue e caráter o faça, mesmo custando muito caro, caso contrario isso não se resolverá tão já, nem em mais 500 anos...



Essa semana os acampados estão aguardando depois de anos (véspera de eleições é claro) a visita do pessoal do INCRA, não sabem qual o motivo da visita, simplesmente suspeitam, mesmo porque os 10 anos já lhes deram alguma experiência.
Desses dez anos por quase cinco anos o acampamento foi transferido para a estrada União (25 Km) frente a Fazenda dos Arnos onde viveram totalmente abandonados, até sede passaram, falecimento de filho, falta de transporte à recurso como saúde e alimento etc. E novamente foram trazidos de volta com promessas, e continuam aqui assim, uns esperançosos outros nem tanto, alguns já não acreditam mais que seu objetivo seja concretizado.

  

Acampamento Sem-Terra Ipiriranga - Cidade Gaúcha Pr

Fonte: criscinevideo.com