domingo, 30 de outubro de 2011

Primeira fase do exame da OAB aconteceu neste final de semana!


Local de prova em Umuarama - Pr, Colégio Hilda T. Kamal

A primeira fase do V Exame de Ordem Unificado da OAB, aconteceu neste domingo (30) em todo o país. A prova foi aplicada as 14 h deste domingo. Os examinandos foram submetidos a uma prova escrita com 80 questões objetivas, versando sobre as disciplinas do curso de direito. A aprovação no exame é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.
O gabarito preliminar da prova objetiva já pode ser acessado através do link: http://oab.fgv.br/upload/163/Gabarito%20Quest%c3%b5es%20Objetivas.pdf
O resultado preliminar será divulgado no dia 07 de novembro e o resultado definitivo da primeira fase será publicado no dia 21 de novembro.

Fonte: Criscinevideo.com

Ventos Fortes causam prejuízo em Cidade Gaúcha.


Os ventos fortes que atingiram neste sábado à tarde (dia 29) grande parte do Paraná causou prejuízo também em Cidade Gaúcha.
Os estragos causados pelo forte vento foram pequenos, houve várias quebras de telhados, partes de construções caíram, e muitos galhos e árvores foram derrubadas.
Já nas cidades vizinhas: Rondon e Tapira têm noticia de que o vento realmente causou grandes prejuízos, já aqui foi de pequena monta.


O senhor Milton que teve as paredes de sua construção derrubadas pelo vento, disse que por volta das 15h30min, assim que o vento começou o mesmo ouviu um barulho muito forte, e ao observar o prédio que esta sendo construído nos fundos de sua residência, viu que as duas paredes laterais do mesmo vieram abaixo. Segundo ele os danos foram somente materiais, já que no local nada foi atingido pelos destroços.
Nesta região ao lado da Radio Gaúcha FM, por ser o ponto mais alto da cidade e com pouca barreira natural contra a ação do vento fica mais vulnerável, já que a maioria dos ventos que atingem a cidade segue a direção Nova Olímpia a Gaúcha, atingindo primeiramente a parte alta da cidade. O Senhor Milton agora planeja a reconstrução com mais cautela, já que a probabilidade de ventos fortes no verão é alta e teme que isso possa se repetir.


Fonte: Milton/Criscinevideo.com

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Motocross em Cidade Gaúcha – 29 e 30 de outubro

Neste sábado e domingo (29 e 30 de outubro), acontece a 8° etapa da Copa PROTORK de Motocross 2011 em Cidade Gaúcha. A Copa PROTORK é considerada o segundo maior campeonato do Motocross Paranaense. O Motocross começa nesse sabádo ás 14 hs com treinos livres e no domingo a partir das 10hs tem os treinos oficiais e inicio das baterias. O local do evento vai ser no parque de exposições - CTG. A entrada será franca.


Fonte: Criscinevideo.com

Igreja Assembleia de Deus de Rondon – Pr

II Encontro Unificado do Campo Eclesiástico de Rondon e Mocidade Local, de 3 a 6 de Novembro de 2011.




Lucas 24.32.
“Uma Chama que Arde no Coração”, um tema forte, assim a Igreja Sede de Rondon dentro do ano do Centenário das Assembleias de Deus no Brasil realizará nos dias 3, 4, 5 e 6 de Novembro na sua sede na cidade de Rondon Pr, o II Encontro Eclesiástico Unificado, o evento será realizado com a participação das Igrejas do campo em conjunto com a Igreja sede.
O pastor Sidnei avisa a todos que já enviou convites a todas as igrejas evangélicas da região, e deixa também o convite extensivo a todos, seja evangélico ou não, que desejam participar juntos com a Igreja nestes dias, as portas da casa do Senhor estão abertas,  estamos te aguardando. Venham os adultos, os jovens, as crianças...

Fiquei muito alegre quando me convidaram, dizendo: "Vamos até a casa do SENHOR!". Salmo 122 v. 01.
Ajude seu filho a formar bons hábitos enquanto ainda é pequeno. Assim, ele nunca abandonará o bom caminho, mesmo depois de adulto. (Provérbios: cap. 22 v. 6. palavras do pastor).
Igreja Sede - Rondon Pr.

Igreja Sede - Rondon Pr.
 
Igreja Sede - Rondon Pr.


Fonte: Pastor Sidnei.


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Abertura da FECICO – Feira de Ciências e Conhecimento

Iniciou-se ontem a FECICO - Feira de Ciências e Conhecimento. A abertura oficial foi às 20hs no Ginásio de Esportes Tancredo Neves. O evento foi aberto com a presença de autoridades e participação das equipes formadas pelos alunos, cada qual expondo os temas dos trabalhos a serem apresentados durante a Feira. Na sequência houve apresentações de dança: um grupo de alunos aqui de Cidade Gaúcha com a dança Espanhola e outro grupo formado por jovens de Umuarama.
O evento foi prestigiado pela população de Cidade Gaúcha e também por cidades vizinhas.
Os trabalhos estão sendo apresentados no Colégio Costa e Silva, de manhã, a tarde e a noite, até sábado (29).







Fonte: Criscinevideo.com

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

STF considera constitucional exame da OAB

O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou nesta quarta-feira constitucional a realização do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), prova obrigatória aos bacharéis em Direito que queiram exercer a advocacia. O relator do recurso para acabar com a prova, ministro Marco Aurélio Mello, defendeu o papel da OAB ao destacar que o exame assume o papel de "proteger a sociedade dos riscos relativos à má operação do Direito". A constitucionalidade da prova foi aprovada por unanimidade no plenário da Corte em sessão encerrada às 20h10.
Ao defender a realização da prova da OAB, Mello destacou a importância da profissão. "O advogado assume papel relevantíssimo na aplicação e defesa da ordem jurídica, a ele cabe a missão de deflagrar o controle da legalidade. Todo advogado é um potencial defensor do Direito. E essa nobre missão não pode ser olvidada."
O relator do caso também questionou os argumentos que foram trazidos ao Supremo, como a baixa qualidade dos cursos de direito e a alta taxa de reprovação de alunos no exame. "A permissividade com que se consegue abrir cursos de direito de baixo custo, restrito ao cuspe e giz, merece severas críticas. Vende-se um sonho, entrega-se um pesadelo. Após cinco anos de faculdade, o bacharel se vê incapaz de ser aprovado em exame de conhecimentos mínimos, e a alegria do momento transmuta-se em drama pessoal. A reflexão sobre essa realidade não cabe só ao Supremo, mas à sociedade brasileira", disse o ministro.
O ministro Luiz Fux foi o segundo a votar e seguiu a posição do relator a favor do exame. José Antônio Dias Toffoli também se manifestou favorável à prova. Já a ministra Cármen Lucia, ao defender o papel da OAB, destacou a atuação das faculdades, mas lembrou que elas formam bacharéis, e não advogados. O ministro Ricardo Lewandowski exaltou o pronunciamento do relator do caso e seguiu com o mesmo voto. Em seguida, fizeram seus pronunciamentos os ministros Carlos Ayres Britto, Gilmar Mendes e Celso de Mello, que também foram favoráveis à prova.
O julgamento, encerrado por volta das 20h10, atraiu centenas de advogados ao STF, que fizeram fila para entrar no plenário. O julgamento começou com o relatório do relator, seguido pela defesa oral do advogado de João Volante. Falaram pela manutenção do exame a Advocacia-Geral da União (AGU), a Associação dos Advogados de São Paulo e a própria OAB.

STF julgou recurso de bacharel
O recurso analisado é do bacharel João Volante, 56 anos, do Movimento Nacional dos Bacharéis em Direito (MNBD). No processo ele afirmou que a submissão ao exame atenta contra os princípios da dignidade da pessoa humana, da igualdade, do livre exercício das profissões, bem como contra o direito à vida. Conforme o recurso, impedir que os bacharéis exerçam a profissão de advogado após a conclusão do curso universitário também representaria ofensa aos princípios da presunção de inocência, do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa.
O julgamento ocorreu quatro dias antes da realização da prova objetiva do quinto Exame de Ordem Unificado, marcado para o domingo em todo o País. A segunda fase, que é a prova prático-profissional, está agendada para o dia 4 de dezembro. Confiante na manutenção do exame, a OAB já havia montado o calendário de todas as provas até 2013.
O Exame de Ordem foi criado em 1994, com a aprovação da Lei do Estatuto da Advocacia e da OAB, cujos dispositivos eram questionados no STF. Desde então, milhares de candidatos vêm sendo reprovados a exemplo do que ocorreu na edição mais recente, em que apenas 15% foram aprovados. De 1997 para cá, o número de cursos de direito passou da 200 para 1,1 mil, que formam cerca de 90 mil bacharéis anualmente.


Fonte: Terra

Decisão do STF pode acabar com exame da OAB

O Supremo Tribunal Federal (STF) pode decidir nesta quarta-feira (26) como será o futuro de milhares de bacharéis que, todos os anos, concluem seus cursos de Direito numa das 1.174 faculdades existentes no Brasil.

Deve ir a julgamento o recurso de um bacharel em Direito gaúcho que deseja advogar sem ter sido aprovado no exame. A decisão do tribunal repercutirá com validade para todos os casos semelhantes.

Em julho, o Ministério Público deu parecer favorável à derrubada da exigência. Só para se ter uma ideia do potencial de alcance de uma eventual mudança: dos 120 mil inscritos no último exame, 103 mil foram reprovados.


Fonte: Bonde.com

terça-feira, 25 de outubro de 2011

MEC divulga gabarito oficial do Enem

Campus III - Unipar Umuarama - Pr
O Mec divulgou hoje (terça, 25) o gabarito oficial do Enem 2011 realizado no sábado e domingo passado. As Provas e Gabaritos, estão disponíveis para download no site do Enem.







Fonte: Criscinevideo.com
            Enem

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Assassinato em Cidade Gaúcha Pr - Tia é morta a facadas na frente dos sobrinhos.



Segundo populares o fato aconteceu por volta da 09h30min da manhã desta segunda-feira (24/10/2011) na vila rural Fiorenso Barea mais precisamente no Lote 22 da Quadra 04, em frente a casa comunitária. Neste local reside irmã, cunhado e dois sobrinhos da vítima.
O fato: a vítima segundo populares trabalhava na casa da irmã, e no momento da tragédia a mesma se encontrava na casa somente com seus dois sobrinhos quando foi esfaqueada por um cidadão que tinha um relacionamento ou vivia maritalmente com a vítima, a mesma levou várias facadas vindo a falecer no local, seus dois sobrinhos que assistiram a tragédia nada puderam fazer, o mais velho de 8 anos saiu da casa gritando que tinham matado a sua tia deixando somente o sobrinho pequeno com o corpo ensanguentado até a chegada de vizinhos.


Após a chegada do instituto médico legal e ser periciado o local, o corpo foi removido ao IML de Umuarama por volta da 13h40min. Conforme foto e vídeo muitas pessoas se aglomeraram em frente à casa despertados pela curiosidade e querendo saber notícias do fato.





Fonte: criscinevideo.com

domingo, 23 de outubro de 2011

Expectativa foi grande para o último dia de provas do Enem, alunos fizeram hoje as 13 h as últimas provas

Chegada dos estudantes para a prova do Enem na Unipar de Umuarama
Neste domingo (23), foi o último dia de provas do Enem, e como ontem os alunos aguardavam ansiosos para chegar a hora de fazer a prova. Em Cidade Gaúcha, os alunos do Colégio Costa e Silva saíram cedo, 03 ônibus foram em direção a Cianorte, local onde também estava sendo aplicada a prova do Enem. Umuarama também foi marcada pela presença de muitos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio. A expectativa maior para o dia de hoje, foi em razão da Redação. O tema deste ano foi  sobre o uso de internet e redes sociais, assim para os antenados o tema foi tranquilo, pois hoje em dia todos tem páginas em redes sociais.    
Segundo o site do Enem, os participantes poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011, a partir de 4 de janeiro de 2012, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

Chegada dos estudantes para a prova do Enem na Unipar de Umuarama

Chegada dos estudantes para a prova do Enem na Unipar de Umuarama

Chegada dos estudantes para a prova do Enem na Unipar de Umuarama

Fonte: Criscinevideo.com
Enem.Inep

sábado, 22 de outubro de 2011

Provas do Enem se iniciaram neste final de semana (22 e 23 de outubro)


Campus III - Unipar de Umuarama (um dos locais de prova no paraná onde está sendo aplicado o Enem).
Teve inicio hoje a partir das 13hs, as provas do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. Neste sábado foram aplicadas provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, sendo que o estudante teria 4h30min para realizar a prova. E amanhã (domingo, 23), as matérias serão de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, tendo o aluno 5h30min para realizar a prova. De acordo com o site Uol, dos 6,2 milhões que fizeram inscrição, 5,4 milhões pagaram a taxa e estão habilitados para ao exame. 
O Enem é realizado todo ano, com o objetivo de testar o conhecimento dos alunos que estão cursando e terminaram o Ensino Médio, sendo que a nota obtida neste exame serve também para que o aluno possa conseguir as bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos).
Os gabaritos serão divulgados nesta semana seguinte  a realização das últimas provas, no site
www.inep.gov.br.

Campus III - Unipar de Umuarama (um dos locais de prova no paraná onde está sendo aplicado o Enem).

Campus III - Unipar de Umuarama (um dos locais de prova no paraná onde está sendo aplicado o Enem).

                 Campus III - Unipar de Umuarama (um dos locais de prova no paraná onde está sendo aplicado o Enem).

Fonte: Uol
           Criscinevideo.com

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Manifesto – Familiares de vítima em acidente saem às ruas em prol da melhora da saúde pública

Familiares e amigos do jovem André (falecido em acidente no último domingo), realizaram nessa tarde (21.10.2011) um manifesto no centro de Cidade Gaúcha, percorrendo toda a avenida principal, com faixas, cartazes e carro de som, por todo o trajeto o grupo com mais de 50 pessoas chamavam a atenção dos comerciantes e pessoas que estavam na rua. Com palavras de ordem, mãe, primo e prima se revezavam em um carro de som demonstrando sua indignação pelo descaso que as autoridades municipais vêm tendo com a saúde pública. Frases como: “Povo grita por socorro; precisamos de ambulância e não de pá carregadeira”, eram ditas repetidamente.
O manifesto foi previsto para esta data visto que a Prefeitura faria a entrega de uma Pá Carregadeira no centro da cidade com a presença de Deputados, Prefeito e demais autoridades. Tal atitude da Prefeitura causou indignação aos familiares e amigos do jovem André, vitimado em acidente no dia 16.10.11 na Rodovia, a 500 m do perímetro urbano. O socorro ao mesmo teve que ser feito por veiculo de terceiro, sendo levado até o hospital em cima da carroceria de uma camioneta, em razão de não ter ambulância pra prestar o socorro adequado.
Em face do manifesto foi cancelado a tempo o evento em que seria entregue a Pá Carregadeira, e contrário ao manifesto o Conselho Municipal de Saúde colocou no exato momento da manifestação, faixa com os seguintes dizeres: “álcool e velocidade não combinam”, em uma clara discordância ao manifesto.
Veja a matéria no link: http://criscinevideo.blogspot.com/2011/10/grave-acidente-na-rodovia-pr-487-saida.html







Fonte: Criscinevideo.com

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

XXXV FECICO de Cidade Gaúcha


FECICO – Feira de Ciências e Conhecimento
Nos dias 26 a 29 de outubro será realizada mais uma feira de ciências no Colégio Estadual Marechal Costa e Silva. Há 35 anos essa feira vem acontecendo em Cidade Gaúcha e tem como objetivo dar aos alunos a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, incentivando nas pesquisas, e no gosto pela ciência, trazendo também à população novas experiências e aprendizado.

Programação: dia 26/10 será a abertura oficial do evento às 19h30 no Ginásio de Esportes Tancredo Neves, dia 27/10 e 28/10 será a apresentação dos trabalhos e no dia 29/10 também terá apresentação de trabalhos e encerramento a partir das 17h30.

Cinegrafista: Odair Trindade (Hoje Padre da Paróquia de Cid. Gaúcha)
Fonte: Criscinevideo.com

Veja o que fazer caso tenha pendências com a Receita

A Receita Federal liberou, nesta segunda-feira (17), o pagamento do quinto lote de restituição do IR 2011. Mais de 2,6 milhões contribuintes estão na lista e, de acordo com o calendário do órgão, só faltam mais dois lotes oficiais de restituições do IR 2011.
Para os que ainda não receberam a restituição, nem estão na lista atual, é natural a pergunta: o que pode ter acontecido? Caí na malha fina?

Duas opções

Para os contribuintes que têm direito à restituição, mas ainda não foram incluídos em nenhum lote, existem duas possibilidades:
1 - O contribuinte ficou mesmo para os dois últimos lotes, com pagamentos marcados para os dias 16 de novembro e 15 de dezembro;
2 - Há alguma inconsistência na declaração, com risco de o contribuinte cair na malha fina.
Mas, como ter certeza, entre uma possibilidade e outra, para tentar resolver o problema a tempo de entrar ainda nos lotes oficiais de pagamento de restituição?

Ainda dá tempo

O contribuinte que perceber qualquer inconsistência em sua declaração deve enviar uma retificação o mais rápido possível para ter chances de entrar nos próximos lotes.
Para verificar se existe inconsistência, o contribuinte deve acessar, no site da Receita Federal, a área que leva ao Extrato Simplificado do Processamento. Para acessar o Extrato da DIRPF, é necessário possuir certificado digital ou código de acesso. 
Neste espaço, o contribuinte pode checar a situação do documento para que, caso haja algum problema, possa tentar solucioná-lo.
Se, ao verificar o Extrato da DIRPF, o contribuinte perceber que a declaração está “com pendências”, será necessário regularizar a situação.
Neste caso, existem duas possibilidades:
1 - A declaração retida em malha tem informações incorretas ou incompletas, ou
2 - A declaração retida em malha está correta e o contribuinte tem toda a documentação comprobatória das informações declaradas.
No primeiro caso, o contribuinte deve retificar a declaração, complementando as informações e corrigindo os erros cometidos.
Para essa retificadora, o contribuinte pode usar a retificação on-line, que permite alterar a declaração diretamente no navegador (browser) de internet, sem a necessidade de instalar o programa da declaração (PGD) e o Receitanet, ou baixar o PGD, como na declaração original.
No segundo caso, o contribuinte deve aguardar o Termo de Intimação ou a Notificação de Lançamento da Receita Federal, ou agendar atendimento para a entrega da documentação que comprove as informações declaradas.
Vale lembrar que, para declarações IRPF 2011, só é possível agendar atendimento a partir de janeiro de 2012.

Em processamento

Pode acontecer de o contribuinte entrar no extrato e encontrar apenas a informação de que a declaração está em processamento, ou seja, que ainda não foi analisada.
Neste caso, se o contribuinte tiver certeza de que não tem nenhuma inconsistência, deve esperar os próximos lotes. 
Agora, caso não apareça pendência, mas o contribuinte saiba que cometeu algum erro, a dica é, mais uma vez, fazer a retificação o mais rápido possível, se antecipando à análise da Receita, para não incorrer em multas e encargos.



Fonte: Economia.uol

domingo, 16 de outubro de 2011

Morre jovem em grave acidente na rodovia Pr 487 saída para Nova Olímpia

O acidente ocorreu por volta das 06 horas da manhâ no trecho Nova Olímpia a Gaúcha, a camioneta Montana placa ARC-0345 de Rondon, estava sendo conduzida por 03 jovens de Cidade Gaúcha. O veiculo rodou na curva (Chácara Juveni) chocando-se contra o barranco vindo a capotar a mais de 30 metros, o veiculo parou totalmente destruído dentro de uma lagoa ao lado da Rodovia. Segundo populares, os 03 jovens são de Cidade Gaúcha e retornavam de uma festa da cidade de Nova Olímpia, e que o condutor (André Clepaldi) cuja família administra o Hudson Hotel na Cidade de Rondon veio a óbito no local.











Fonte: Criscinevideo.com